quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Econtros de formação e sensibilização com os lideres religiosos e tradicionais

Nos dias 16 a 25 de Agosto do corrente ano, o CNAPN através da sua Presidente Sra. Fatumata Djau Balde e Vice-Presidente Ustass Malam Djassi, percorreram vários cantos do país para organizar encontros de formação e sensibilização com os lideres religiosos e tradicionais dos oito sectores das regiões de Oio, Cacheu e Gabu.

O encontro tem como objectivo de engajar e responsabilizar os régulos e chefes da tabanca na luta pela promoção e protecção dos direitos humanos das mulheres e crianças mais concretamente no combate a Mutilação Genital Feminina (MGF), tudo na presença dos régulos da localidade.


Na região de Oio, os encontros foram realizado nos sectores de Farim, Mansaba e Bissora. No sector de Farim abertura foi presidido pelo Governador da região de Oio, no sector de Mansaba e Bissora pelos Administradores dos respectivos sectores.

Na região Cacheu, os encontros foram realizados no sector de Ingore e Bigene. No ingore abertura foi presidido pelo Secretariado Administrativo e no sector de Bigene pela Administradora do sector.
Na região de Gabu, os encontros foram realizados no sector de Gabu, Pitche e Boe. No sector de Gabu abertura é presidido pelo regulo do sector, no sector de Pitche é presidido pelo administrador e no sector de Boe aconteceu em duas localidade Madina e Beli presidido pelo administrador do sector.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Workshop sobre a implementação dos instrumentos jurídicos que protegem os direitos humanos das mulheres e crianças


 16 de Setembro terminou em Bafata, um workshop que reuniu Magistrados judiciais, do Ministério público e polícias de ordem publico, sobre a implementação dos instrumentos jurídicos que protegem os direitos humanos das mulheres e crianças, com maior realce para o combate a Mutilação Genital Feminina.
O evento foi presidido pelo Secretário Regional local na presença do Regulo de Bafata e o director do Escritório da Plan . A organização do workshop é da responsabilidade do comité nacional para o Abandono das praticas nefastas em colaboração com a Plan Guiné-Bissau.

Campo de ferias 2016 da Rede das Associações Juvenis - RAJ


No dia 29 de Agosto de 2016, O Comité Nacional para o Abandono das Praticas tradicionais Nefastas a saúde da mulher e da criança (CNAPN), faz-se presente no campo de ferias da Rede das Associações Juvenis - RAJ realizado na região de Cacheu.
Sra. Fatumata Djau Balde Presidente do Comité, debateu com 150 jovens vindos das diferentes regiões do país os diferentes temas como: Mutilação Genital Feminina – MGF, o casamento precoce e forcado, a violação domestica e sexual, a não escolarização das raparigas e outros.